Batman – Os três Coringas parte 1


No final da saga Guerra contra Darkseide dos novos 52 descobrimos a existência de três Coringas, mas a identidade de nenhum deles foi revelada. Em Junho de 2020 a mini série que revela quem são esses três personagens icônicos foi lançada e agora, poderemos finalmente saber quem são os três atormentadores da batfamília.
Logo no início já podemos perceber que a história vai seguir o estilo de detetive como toda boa história do Batman. Um Bruce Waynne cheio de cicatrizes nos revela toda a trajetória do personagem até ali deixando que tenhamos as lembranças das cicatrizes de nossas quedas e perdas através do passado do Batman, da Batgirl e do Capuz vermelho Jason Todd, e nessa cena a narrativa já revela quem são os três Coringas. Geoff Johns roteiriza um Batman muito experiente e bastante focado naquilo que quer porque ele sabe que um erro pode ser fatal quando se trata de alguém como o Coringa e agora que são três, o foco se torna ainda maior porque muitas vidas estão em jogo e perder inocentes não é opção. O quadrinho nesse primeiro momento nos traz uma reflexão muito importante sobre nós mesmos. Nossas quedas, nossas feridas e a profundidade das nossas cicatrizes e também nos convida a ver as cicatrizes que deixamos nas pessoas ao nosso redor, especialmente naquelas que tanto nos amam. As marcas de nossas lutas e até onde conseguimos chegar e o que essas marcas no ensinaram.
Para os leitores mais experientes, trama segue o estilo Batman com pistas que servem de orientação para desvendar o caso dos três Coringas e para quem já leu histórias do passado do personagem, as referências vão tirar alguns sorrisos de satisfação.
Jason Fabok optou por uma arte estilo Piada Mortal e junto da narrativa o clima de insegurança se instaura mas, somos sempre instigados a saber o que vem depois nas próximas páginas. Em contra partida, esses mesmos leitores experientes podem achar a trama não tão atraente, isso acontece pelo fato de que para esses leitores, matar as charadas é bem fácil e logo nas primeiras páginas já se descobre quem são os três Coringas e isso pode deixar a história um pouco tediosa.
Para novos leitores é uma história simples de se entender e sem enrola e faz esse leitor ficar curioso sobre esses acontecimentos do passado e com isso ao final do quadrinhos, fica o convite a conhecer mais sobre os personagens e os motivos que os levaram até aquele momento da história.
Clique aqui e conheça outros títulos
Bem, eu sou uma pessoa que curte a cultura pop tendo um apreço maior pelo estudo de quadrinhos e jogos. Uma pessoa que ama aprender lições no que lê, joga e ama ainda mais transmitir o conhecimento e partilhar as experiências aprendidas no processo. Não se trata apenas de ler, jogar, se divertir. Se trata de fazer tudo isso e contribuir para a construção de um mundo melhor dentro e fora da páginas ou telas.