Batman – Três Coringas parte 3
Alerta contém traços de SPOILER


Chegamos a tão esperada conclusão do arco baseado nas três lendas do crime no universo do Batman. Nesse terceiro capítulo o leitor é convidado mais uma vez a rever suas feridas e cicatrizes, porém, é mostrado o quanto isso pode atrapalhar o caminho do ser humano se ele se render aos desejos de vingança ou se perder. Não podemos mudar o que aconteceu, mas, podemos partir de um novo princípio para sermos melhores, esse é um dos temas centrais desse arco e ele nos mostra como Batman, Batgirl e Capuz Vermelho lidaram com cada perda em suas vidas.
Por um lado temos uma Bárbara que tentou de todas as formas lidar com o acontecido em Piada Mortal superando seu demônio e permanecendo no caminho correto enquanto que Jason não lida bem com a situação e se torna obcecado em acabar com a vida de todos que o fizeram sofrer o que inclui Coringa e de certa forma, Batman.
Nesse terceiro volume, o passado de cada um dele volta colocando os três personagens à prova do que eles realmente querem de suas vidas. O relacionamento familiar entre os três também é posto à prova, pois, devido a um ato de Jason, Batman e Batgirl não podem recorrer à justiça como sempre fazem.
É-nos revelado que, o Coringa na verdade está em busca de um substituto que seja a altura do Batman, durante todos esses anos temos um personagem emblemático que, nessa história só quer ter uma identidade para poder se tornar uma contra parte ainda melhor para o morcego. Por outro lado, outro Coringa não se importa com nada disso, pois, para ele, o que importa mesmo é causar a maior quantidade de dor em Batman antes de cravar uma faca no coração do morcego.
Não é revelado exatamente quem são os três Coringas, quer dizer, dois Coringas porque um deles não apenas é conhecido pelos leitores, ele também sabe a identidade de cada membro da batfamília, mas se recusa a revelar porque isso faria com que Bruce deixasse de ser o Batman e esse não é o objetivo dele.
Cada Coringa é criação de outro, mas, quem foi o primeiro Coringa? Isso ainda é uma incógnita a que talvez o leitor nunca saiba. Coringa quer de todas as formas fazer com que Bruce se cure de suas feridas. Joe Chill tem uma participação especial nessa trama. O homem se arrepende desde o primeiro dia de assassinato pelo que fez, por diversas vezes ele escreve cartas se desculpando, mas, são cartas nunca enviadas e agora, doente e prestes a morrer, Joe consegue se redimir com Bruce. Esse era o plano do Coringa desde o começo.
O palhaço percebeu que, não importa quanta dor ele cause no morcego, nenhuma dor é tão grande quanto a de perder seus pais daquela forma e com isso, Coringa ajuda Batman a se livrar dessa dor do seu jeito. Três Coringas, um criminoso, um palhaço e um comediante. Dos três, apenas um sobreviveu que é justamente o que sabe tudo sobre Bruce, o sobrevivente é exatamente o que o ajuda a se livrar daquela dor antiga da perda porque agora que Bruce fechou aquela ferida de tantos anos, Coringa pode causar uma dor ainda maior nele, Coringa pode fazê-lo sofrer ainda mais e é isso que ele vai fazer após sair do Arkhan.
Cada um dos três volumes do arco dos Coringas leva o leitor para histórias passadas, uma lembrança amarga em muitos momentos, mas, nesse terceiro volume Geoff Johns vai em Piada Mortal e faz algo que muitos fãs odeiam. É preciso ter muito cuidado ao mexer em obras passadas especialmente quando são obras tão aclamadas e nesse caso, ao final do quadrinho é revelado que toda essa história é uma continuação de Piada Mortal, se isso não for motivo o bastante para alguns torcerem o nariz, a coisa pode piorar.
Ao decorrer da história Bruce é questionado se ele conhece a identidade do Coringa e ele nega após tentar se esquivar da pergunta de Jason. Nas ultimas páginas descobrimos que Bruce estava mentindo, ele sabe a identidade do Coringa desde a primeira semana de atuação do palhaço do crime. Bruce faz essa revelação a Alfred que fica chocado representando cada fã que chegou naquela parte. Simplificando, em Piada Mortal temos uma origem do Coringa que foi canonizada e agora foi lançada uma continuação revelando que Batman conhece a identidade do Coringa da mesma forma que o palhaço conhece a identidade do morcego.
Isso não é tudo, Geoff altera um determinado evento da história sobre a morte da esposa do Coringa, ou seja, ele faz um retcom em Piada Mortal e se isso ainda não for motivo para os fãs torcerem o nariz vamos para um terceiro elemento que há incoerência de informações. Bruce diz que sabe da identidade do Coringa desde a primeira semana de atuação do palhaço, ou seja, ele sempre soube quem é o Coringa, mas, nunca fez nada para detê-lo, até aqui tudo bem, precisamos de alguém para confrontar o morcego, mas, no final dos Novos 52 ao se sentar na cadeira Mobius, Batman pergunta a identidade do Coringa para a cadeira e fica a pergunta. Para que ele fez essa pergunta para Mobius se ele sabe qual é a identidade do Coringa desde o início?
Incrível, não acham?
Lembrando como sempre, você pode adquirir através dos links que deixamos aqui pra facilitar a vida e de quebra ainda nos ajudar a manter esse projeto.
Confere a seleção de quadrinhos do Batman que deixamos pra vocês!
Seleção do BatmanBem, eu sou uma pessoa que curte a cultura pop tendo um apreço maior pelo estudo de quadrinhos e jogos. Uma pessoa que ama aprender lições no que lê, joga e ama ainda mais transmitir o conhecimento e partilhar as experiências aprendidas no processo. Não se trata apenas de ler, jogar, se divertir. Se trata de fazer tudo isso e contribuir para a construção de um mundo melhor dentro e fora da páginas ou telas.