Lanterna Verde: Origem secreta
Resenha


Lanterna Verde: Origem secreta é um quadrinho de origem do Lanterna Hal Jordam. Ao decorrer das páginas, nos encontramos uma trajetória familiar conturbada que vai moldando Hal e o coloca de frente para o que vai mudar para sempre a sua vida.
Quando criança, Hal Jordam adorava ver o pai pilotar, o garoto as vezes matava aula só para ter o gostinho e passar uma manhã inteira olhando para o céu vendo seu pai ali, livre nas nuvens até que um dia o avião explode por um mau funcionamento bem na sua frente. A perda do pai não foi traumático apenas para o garoto, sua mãe tentava a todo custo mantê-lo longe dos campos de pouso mas o jovem Hal sempre dava um jeito de estar ali entre os aviões até o dia em que completou seus 18 anos e se alistou para a Aeronáutica e isso foi um desgosto enorme para sua mãe e a partir de então, toda a família de Hal se desestabiliza.
A relação entre ele e sua família tem camadas profundas, através dos diálogos entre Hal e seus irmão nós vemos o quanto cada um está sofrendo à sua maneira e o quanto as ações deles afetam uns aos outros.
Hal não gosta de levar desaforo para casa, ele não tem medo de nada e talvez isso seja a sua ruína no futuro, mas, por enquanto, essa falta de medo e bom coração é o que faz com que um anel especial o escolha para ser seu novo portador após um alienígena chamado Abin Sur morrer após um combate contra Atrócitus, outro alien que através de uma profecia saber que ali, na terra, um homem dará início a noite mais densa, um evento catastrófico de grandes proporções que acabará com os Guardiões do universo de uma vez por todas.
Agora tendo sua posse esse anel especial, é dever de Hal proteger seu setor enquanto lida também com seus problemas pessoais. Acontece que Hal Jordan tem muito ódio guardado dentro de si e quer despejar esse ódio em cima do homem que, aos seus olhos foi o responsável pela morte de seu pai, mas, isso não é uma tarefa tão simples e agora, Hal Jordan precisa, não apenas saber lidar com as suas perdas, como também lidar com a responsabilidade de salvar vidas por todo o quadrante 2814 e para isso ele precisará de um treinamento em Oa, lar dos Guardiões e local detentor de todo poder dos Lanternas Verdes.
Um ponto bastante positivo dessa história é o fato de ela ser fechada. O leitor não precisa saber nada do personagem para começar a ler e os eventos são bem explicados e a história é uma base muito boa para o mega evento A noite mais densa que custou a vida de muita gente.
A dupla Geoff Johns e Ivan Reis em 2008 nos apresenta uma história bastante chamativa para questões familiares e a importância que a família tem em nossa vida. A narrativa construída nos mostra como nossas ações afetam as pessoas ao nosso redor e atos impensados podem nos afastar e nos colocar dentro de um buraco.
A arte de Ivan Reis junto do roteiro Geoff Johns nos aproxima não apenas dos personagens como também de uma realidade que não está distante daquelas páginas e a dupla nos convida a fazer uma boa reflexão daquilo que temos construído em nossas vidas especialmente quando o assunto é família e amigos.
Esse é um material que a Panini poderia relançar de tempos em tempos para que nós, leitores pudéssemos nos aproximar mais do personagem e até presentear novos leitores com essa história tão bela sobre os maiores guardiões do universo, que vem nos provar que, todo aquele que venera o mal há de penar quando o poder do Lanterna Verde enfrentar.
Bem, eu sou uma pessoa que curte a cultura pop tendo um apreço maior pelo estudo de quadrinhos e jogos. Uma pessoa que ama aprender lições no que lê, joga e ama ainda mais transmitir o conhecimento e partilhar as experiências aprendidas no processo. Não se trata apenas de ler, jogar, se divertir. Se trata de fazer tudo isso e contribuir para a construção de um mundo melhor dentro e fora da páginas ou telas.