Eu matei Libório


Eu matei Libório é um quadrinho brasileiro de Orlandeli que vem nos mostrar a vida um homem que desde criança fora comparado com outro. O problema nisso tudo é o fato de nosso protagonista ser um zero a esquerda enquanto Libório era perfeito em tudo. Os dois eram comparados em tudo até que ambos se separam e cada um vai cursar faculdade em lugares diferentes e a vida parecia estar entrando nos eixos até que nosso protagonista se apaixona e para seu azar a irmã de sua namorada tem um relacionamento com ninguém menos que Libório. Em meio a mais comparações, nosso homem decide que Libório precisava morrer para que ele tivesse sua vida novamente e começa então arquitetar os planos para que isso acontecesse e, quando o plano dá certo algo inesperado acontece mudando todo o rumo de sua vida…
Eu matei Libório vem nos mostrar o que as comparações as quais sofremos constantemente são capazes de fazer. É um quadrinho que nos coloca para pensar em nossos atos não apenas para melhorar nossas vidas como também os apertos que passamos por não sermos bons em algo. Comparações depreciativas que cada vez mais nos coloca contra a parede nos obrigando a perder noites de sono, adoecer e chegar a extremos ainda piores para poder nos igualar a alguém ou pelo menos conseguir algum status no meio em que vivemos com tantas competições que, em muitos casos não somos nós quem começamos mas sim as pessoas ao nosso redor. Uma sacada interessante do autor nessa obra é o fato de o protagonista não ter um nome, isso acontece para que o leitor possa se sentir na pele do personagem o que acaba nos levando a algumas reflexões bastante profundas.
Bem, eu sou uma pessoa que curte a cultura pop tendo um apreço maior pelo estudo de quadrinhos e jogos. Uma pessoa que ama aprender lições no que lê, joga e ama ainda mais transmitir o conhecimento e partilhar as experiências aprendidas no processo. Não se trata apenas de ler, jogar, se divertir. Se trata de fazer tudo isso e contribuir para a construção de um mundo melhor dentro e fora da páginas ou telas.